Sem categoria

A importância do momento de dizer “tchau”

Esse é meu último ano de Ensino Médio, e apesar de eu ainda estar nervoso pensando sobre estudos, sobre tudo que eu não sei e sobre como lidar com as coisas pra conseguir entrar na USP (Universidade de São Paulo) [que inicialmente é meu primeiro plano], eu venho ficando muito reflexivo sobre finais, o que me fez perceber que, graças ao ano passado e todos os seus infortúnios (no caso, falei sobre isso no texto anterior), eu aprendi sobre dizer “tchau” e reconhecer quando as coisas já não estão bem. Eu aprendi mais sobre mim mesmo e sobre o mundo.

A gente pensa muito sobre começos. É sempre sobre quando a gente vai começar isso, começar cursos, começar novos relacionamentos, começar novos estudos… Nunca se trata sobre quando vamos terminar algo, quando vamos botar o ponto final. E isso gera uma bola de neve de problemas que se acumula e quando vemos, a gente tá caindo dessa montanha sem conseguir brecar, só observando as coisas ocorrendo ao nosso redor, deixando as coisas irem, sem a gente interagir, sem viver.

É importante olhar ao seu redor de vez em quando e por um momento ficar “ok, vamos lá, o que tem na minha vida que eu preciso ou quero acabar?”. Pode ser relacionamentos, cursos, livros, etc, é só por um segundo ver que aquela energia parada, que não te leva pra frente e que você mesmo não energiza pra funcionar ao seu favor, só está te deixando brecado, parado enquanto a vida continua ocorrendo, os dias continuam passando e os problemas continuam vindo pedindo por novas resoluções.

A importância de dizer “tchau” parece simples, que seria: seguir em frente, mas é muito maior que isso. É sobre voltar a viver, é sobre entender que às vezes, não adianta tentar de novo, não adianta ficar empurrando com a barriga e nem esperando que a solução caia do céu e a situação se resolva sozinha. Nós precisamos nos movimentar, para que as nossas situações mudem porque no fim, mesmo que você não esteja tomando uma atitude, já é uma atitude. É uma situação paradoxal, porque tudo que a gente faz impacta na nossa vida, inclusive o que não fazemos.

Então, dizer “tchau” é colocar pontos finais em coisas que começamos. É aprender a seguir em frente e ver que, fora daquilo, você é uma outra pessoa, uma nova pessoa, não perfeita, mas humilde o suficiente pra reconhecer que sua nova versão é incrível, mas que ainda tem muito o que aprender.

O “tchau” é sobre aprender que ninguém vai fazer as coisas por nós, senão nós mesmos. É sobre crescer, amadurecer e encarar a vida, porque independente do que você acredite, esse momento, essa vida, você só vive uma vez, então por que não aproveitar ela com o que você quer aproveitar e quando acabar, dizer “tchau” e seguir em frente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s